quarta-feira, março 24, 2010

Entre Big Brothers e julgamentos...

"When you're strange- faces come out of the rain
When you're strange- no one remembers your name
When you're strange (...)"
The Doors

Decidi, pago um pau para os inventores de reality shows. Desde a primeira vez que assisti um programa chamado The Real World, na MTV - a propósito, o primeiro reality show como conhecemos da historia - percebi que havia algo de muito incrível ali.

Todos que eu conhecia assistiam, e todos queriam estar naquele lugar. Junto com tudo isso, todos também discutiam sobre o que estava certo ou errado no programa. Na verdade, sobre quem estava certo ou errado.

Acredito que o mesmo ocorra hoje, no Big Brother Brasil. Em todos os lugares as pessoas discutem sobre quem está com a razão, quem está agindo certo, quem é o vilão. Mas afinal, o que nos torna tão diferentes das pessoas que ali estão?

Me peguei em situação parecida, neste exato momento, quando uma companheira de trabalho resolveu fazer um comentário e eu me meti a discutir se aquilo era ou não era correto. O que me faz melhor que aquela pessoa que está ali dentro para julgá-la de certa ou errada?

Talvez, estar numa posição superior seja interessante. Teriam os reality shows o poder de mostrar até onde um ser humano pode ir? Até que ponto uma pessoa pode chegar para ganhar uma bolada em dinheiro? E por fim, até onde os telespectadores podem chegar nos julgamentos feitos sobre desconhecidos?

Acho assustador, porém, os inventores desse estilo de programa descobriam uma mina de ouro. Isso nunca terminará. As pessoas sempre ficarão curiosas para saber o que outras pensam ou estão fazendo. Mas o mais perigoso é o julgamento precipitado, e o quanto é possível falar de outra sem ao menos conhecê-la.

Viva os criadores. E viva a todos nós, que nos consideramos estar em melhor posição que os outros para julgá-los.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por acaso essa companheira de trabalho sou euu..hahahahaha..Também acho absurdo como esse tipo de programa mobiliza toda uma nação!! Como eles tem o poder de influenciar na vida das pessoas!!O mundo é assim...Cheio de coisas que não entendemos mas que fazem parte do nosso cotidiano!! Beijo querida e volta pro trabalho