quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Dos julgamentos, quem escapa?

"Um julgamento não passa de um castigo público." (Petrônio)

Acredito em atitudes. Revoltas, protestos. Tudo é válido, desde que seja um ato. Não só aquilo que mesmo indignado, fica no papél. Sendo assim, é só um desabafo.

Logo esclareço. Acredito que causas e ocorrências polêmicas pedem pensamentos e discussões aguçadas, bem pensadas e concretas. Sempre que um acontecimento é polêmico, engloba vários outros assuntos. Partindo disso, é preciso tomar cuidado ao expressar argumentos a cerca de tais assuntos.

Julgamentos inflamados, infundados ou simplesmente vãos não acrescentam nada nessas causas. É preciso pensar no fato, e não só em quem está envolvido. E principalmente, analisar como é possível eliminar o problema.

O ser humano apenas julga e acaba por, muitas vezes, se precipitar. Nem sempre acerta, salve quando a circunstância já está por si só definida. Portanto, apenas julgar, não basta de palavras jogadas ao vento.

"Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias. Díficil é encontrar e refletir sobre seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado. E é assim que perdemos pessoas especiais."
(Drummond de Andrade)

Nenhum comentário: