domingo, maio 13, 2007

Dia das Mães

Deusa Kali - A Mãe Divina


Representações e imagens de mãe, existem muitas. Ao contrário do que pensam, as mães não são todas iguais, não mudam apenas de endereço. Mas o que de fato, pode ser considerado igual é o amor e dedicação que mães, biológicas ou não, dedicam para seus filhos. A Deusa Kali é para mim, a total representação da figura materna, pelo menos da figura que me foi passada por minha mãe. A plena simbolização da força, da feminilidade e fé.

"É Kali, minha Divina Mãe, de compleição negra?". Ela parece ser negra porque é vista à distância; mas quando finalmente conhecida;
Ela não mais o é.
O céu parece ser azul à distância, mas olhe de perto e descobrirás que não tem cor alguma.
A água do oceano parece azul à distância, mas quando chegas perto e a coloca em suas mãos, descobrirás que é incolor." ... Ramakrishna Paramhansa (1836-86)

Para minhas 3 mães, com todo o meu amor, agradecida por tê-las em minha vida!!!
Feliz Dia das Mães


Fonte: Tribo de Gaia

terça-feira, maio 08, 2007

De Quimico e Louco, Todo Mundo Tem Um Pouco!!!

"Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo." Clarice Lispector
Numa semana em que um dos caras mais inteligentes do país morre, um dos caras mais importantes do mundo vem ao Brasil, um evento cultural conhecido termina mal e uma banda emo-dark-mais-algumacoisa perde dois integrantes, fica difícil discutir o que é ou não loucura.

No dicionário, louco é definido como: adj.1. Que perdeu a razão; doido, maluco. 2. Contrário à razão; insensato. 3. Dominado por paixão intensa; apaixonado. 4. Esquisito, excêntrico. 5. Imprudente. 6. Doidivanas.
Loucura: Estado ou condição de louco; insanidade mental.

Ou talvez, melhor dizendo, fica difícil discutir quem é louco e quem não é. Há algum tempo, ou muito tempo, ser definido louco era ofensa. Ou ás vezes, ser louco poderia significar crime, ou sujeito criminoso. As mulheres que praticavam magias e feitiços eram consideradas loucas e por isso eram queimadas em praça pública. Homens ou mulheres que faziam experimentos, ou que descobriam coisas consideradas inalcansáveis pelas mentes mais vãs, eram considerados insanos, e tinham suas pesquisas e descobertas desacreditadas. Se isso não fosse o suficiente, eram caçados e internados.

Se formos de acordo com o dicionário, Enéas Carneiro sim era um louco. Louco mesmo, de dar nó na cachuleta. Formado em Medicina, era médico-cardiologista e muito inteligente, resolveu entrar na carreira política por insistência de sua esposa. Inteligente, me referi acima, acerca de que este homem atendeu sua esposa, reconhecendo assim que quando uma mulher fala, no mínimo, é preciso que todos parem para pensar. Fundador do Prona (Partido de Reedificação da Ordem Nacional). Mas ainda não citei aqui o porque de considerá-lo louco. Porque não, nenhuma das informações acima definem esse simples homem como louco. O cara do jargão "Meu nome é Enéas", era contra o aborto, o casamento civil de pessoas do mesmo sexo e defendia a construção da bomba nuclear brasileira. Agora sim, começamos a conversar.

Outro com opiniões bem parecidas é o cara, Bento XVI. Este sim dá nó pra manga. O cara Bento XVI tornou-se Papa em abril de 2005, eleito para substituir o Papa João Paulo II. Visita o Brasil esta semana, e promete causar alvoroço. Quer dizer, ele não promete, mas a sua vinda já promete por si. Contrário a exames em células tronco, o aborto, o uso da camisinha e a eutanásia, entre outras discussões. O Papa Bento XVI e o falecido Enéas parecem ter muito em comum.

A banda Evanescence tem à sua frente a vocalista Amy Lee. A banda veio ao Brasil recentemente, e lotou casas por onde passou. Tudo ia muito bem, mas a vocalista resolveu dar uma de Axl Rose, e demitiu metade da banda (menos ela própria, claro). O evento Virada Cultural, proposto para acontecer em São Paulo e em algumas cidades do interior tinha tudo pra continuar sendo ótimo. Mas a Praça da Sé foi o palco para uma grande amostra de vandalismo, quando, durante o show do grupo Racionais, o público resolveu fazer da pista um ringue ou uma arena. A confusão já estava armada, e não adiantou a banda pedir pra parar. Tudo só foi "resolvido" após a chegada da polícia, com tudo o que tinha direito, cacetete, spray de pimenta e vai se saber o que mais. Seria isso tudo loucura?

O que todos esses casos tem em comum? Simples. Ao ouvir falar dessas pessoas, ou ao ler essas notícias, alguém sempre utilizará a palavra louco ou loucura para defini-los. Mas por qual motivo. Analisemos, segundo o dicionário: Quem acima perdeu a razão, é doido, maluco? Difícil essa não, os dois homens citados podem-se dizer, irracionais, no meu ponto de vista. Afinal, quem nos dias atuais defende a proibição da camisinha ou a contrução de uma bomba nuclear?

Ok, continuando conforme o dicionário: Quem seria esquisito, excêntrico, imprudente? Claro, a vocalista Amy Lee se encaixa fácil, porque com certeza não pensou muito no bem da banda, mas sim no própria umbigo, na hora de demitir dois integrantes. E pior ainda, os "animais"que atrapalharam o show e o evento Virada Cultural são doidivanos, insensatos e mereciam estar em zoológicos.

Mas com exceção dos "animais" da Virada Cultural, todos os outros exemplos tem a seu favor a melhor parte da loucura: a paixão. Enéas sempre foi apaixonado por causas e por política, assim como, à sua maneira, o Papa Bento XVI também. E Amy Lee, provavelmente, é apaixonada por música e por sua banda. A paixão descontrolada também é considerada loucura, e é muito bonita de ser vista. De quimico e louco todo mundo tem um pouco? Com certeza. Mas eu prefiro ficar com os loucos do Grupo Gay da Bahia, que sairá em protesto contra o Papa ou os loucos que saíram às ruas contra o presidente Bush, durante sua lamentável vinda ao Brasil. Que me chamem de louca então.

E você, é louco ou vai escolher um pra adotar?

Obs: Um exemplo de paixão insana foi a última feita por Enéas, antecedendo sua morte. Com o progresso inevitável de sua doença, a leucemia, ele escolheu passar seus últimos dias com a família, ao invés de tomar remédios e vegetar num hospital. Escolhas... de que mais a vida é feita?

Pé da Orelha: Walk - Pantera

*** Lar é onde o meu coração está!!! ***